AÇÃO NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER

LIVE ANCC 2021
25/11/2021 – 19h às 20h30min




Abertura e moderação

Dr. Alexandre Ferreira


Palavra presidente SBCO: Nova gestão e ações futuras

Dr. Héber Salvador de Castro Ribeiro (SP)


Câncer no homem - a visão do nordeste brasileiro

Dr. Gumercindo Leandro da Silva Filho (MA)


Câncer colorretal - um olhar da região sul do Brasil

Dra. Patrícia da Costa Câmara (SC)


Mensagens gravadas dos influenciadores da campanha

Câncer na mulher - percepções do Centro Oeste brasileiro

Dra. Viviane Rezende de Oliveira (DF)


Câncer de estômago - realidade do Norte do Brasil

Dr. Higino Felipe Figueiredo


Comentários finais e encerramento


Como reflexo do impacto da pandemia de Covid-19 houve uma queda de 70% no diagnóstico de pacientes com câncer, principalmente durante os três primeiros meses, entre março e maio do ano passado. Desde então, houve parte da retomada, mas há ainda uma grande demanda reprimida e, como consequência, os casos de câncer estão sendo diagnosticados em fase mais avançada, o que torna o tratamento mais agressivo, com maior risco de sequelas e, a pior das situações, que é a maior taxa de mortalidade.

Antes da pandemia, cânceres evitáveis e que podem ser diagnosticados precocemente, como mama, próstata, colo do útero, colorretal e pulmão, já apresentavam muitos casos descobertos em estágio mais avançado. A Covid-19 agravou este cenário, pois muitas pessoas pararam de fazer o acompanhamento logo no início da pandemia porque não sabíamos efetivamente o nível de transmissibilidade do novo coronavírus. Com isso, deixaram de ir ao médico com medo da contaminação. Felizmente, o panorama está melhorando, porém, é nossa missão trabalhar pela retomada dos cuidados e exames periódicos e que a população tenha, em dia, a sua mamografia, toque retal, colonoscopia, dentre outros exames de rastreamento, assim como os meninos e meninas vacinados contra o vírus HPV. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) tem o prazer de convidá-lo a se engajar na nossa campanha de disseminação de informações científicas atualizadas neste cenário de pandemia. De 23 a 27 de novembro, realizaremos a quarta edição da Ação Nacional de Combate ao Câncer (AACC), que este ano traz o tema "Pela retomada dos cuidados e exames periódicos".


Compartilhe com seus amigos e familiares os conteúdos da Ação Nacional de Combate ao Câncer, da SBCO. E lembre-se de usar as hashtags #PELARETOMADADOSCUIDADOSEEXAMESPERIODICOS #ANCC2021 #ANCC