O que é

A campanha Ação Nacional de Combate ao Câncer, criada em 2018, é um sucesso que tem envolvido mais de 20 capitais e outras cidades de todo o Brasil, sensibilizando a população quanto aos riscos do câncer e de como verdadeiramente combatê-lo.

Seus objetivos estão voltados principalmente a:
• Disponibilizar informação e educação às pessoas quanto a prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos oncológicos de acordo com os protocolos preconizados pelo INCA/MS no Brasil.
• Obter redução do medo do tratamento do câncer, através da disseminação de informações científicas atualizadas sobre Cirurgia Oncológica Segura neste cenário de pandemia.

Quando

A campanha será deflagrada no período de 22 a 27 de novembro.

Tema 2020

O tema de 2020,"Por Uma Cirurgia Oncológica Mais Segura", traz à tona a preocupação com a segurança do paciente, já que isso tornou-se de extrema importância em todo o mundo por conta da pandemia da Covid-19. Diante do diagnóstico de câncer, várias ações são necessárias para a obtenção do melhor resultado possível visando àcura, controle da doença, alívio de sintomas e qualidade de vida. Setenta por cento dos pacientes precisarão de algum tipo de procedimento cirúrgico durante o tratamento do câncer.

A prevenção de eventos adversos é um pré-requisito da segurança do paciente. A falta de conhecimento pode gerar insegurança, medo e até falhas nessas etapas. Aos médicos cirurgiões, nesta campanha, alertamos para as etapas da jornada necessárias para garantir maior segurança ao paciente. Veja Aqui.

Ação 2020 totalmente virtual

Na impossibilidade de promover encontros e alinhavar grupos de debates sobre o tema da ação, a ANCC 2020 será totalmente virtual, com a criação deste hotsite de esclarecimentos, campanhas de sensibilização nas redes sociais e lives no canal do YouTube da SBCO. Uma live está agendada para o dia 27 de novembro, com horário ainda a ser confirmado, quando será abordada a importância demanter e buscar tratamento de câncer, mesmo durante esse período de pandemia, além, é claro, de abrir um debate sobre como os pacientes oncológicos, familiares e equipes de atendimento podem realizar cirurgias mais seguras. Um evento voltado para o público leigo, imprensa e opinião pública.

Redes Sociais SBCO